A gente sempre vê aquelas paredes cheias de quadros no Pinterest e fica louco pra ter em casa, né? Mas aí que surge aquela dúvida: Será que meu projeto vai virar EXPECTATIVA x REALIDADE?

Como o que a gente não quer que aconteça é isso, vou reunir algumas dicas que normalmente me ajudam quando eu quero pensar uma parede de quadros linda, com aquele ar de bagunçadinho, mas no fundo harmoniosa. Vem ver!

Se você é daqueles que tem medo de arriscar, essa dica é um curinga. Com ela você consegue fazer uma composição linda sem chances de errar. Escolha molduras iguais e organize elas sempre mantendo a mesma distância entre elas. Aliás, essa é uma dica de ouro. O mais importante na hora de organizar sua composição de quadros é tentar sempre manter uma distância proporcional entre os quadros. Isso faz com que, mesmo que de tamanhos diferentes, a visualização final da parede tenha um ar harmonioso.

A nossa segunda dica é boa para os que querem ousar um pouco mais! Uma dica super legal e até sem fazer muita bagunça é prateleiras próprias para apoiar os quadros. Elas são mais estreitas e têm uma elevação no final, para impedir que o quadro escorregue e caia. Com essas prateleiras – dependendo do tamanho – você pode colocar algumas molduras de tamanhos diferentes e trazer um visual lindo para o seu cantinho. Dá só uma olhada na imagem aqui em baixo, 4 quadrinhos de tamanhos diferentes e fica um charme, né? 🙂

Agora, se você é daqueles que quer ter um verdadeiro painel de quadros na sua casa. Aqueles que ficam com vários tamanhos de arte diferente, eu gosto muito de ter sempre uma linha guia para seguir. Essa linha pode ser – por exemplo – no meio da parede e aí você vai organizando os quadros a partir dessa linha como a imagem abaixo.

Ou então, você pode ter uma linha imaginária que seja o teto, e organizar os seus quadros sempre mantendo alinhados na linha de cima. Essa maneira foi a que eu escolhi para fazer aqui em casa.

Composição de quadros e objetos na parede da minha sala.

Repara que mesmo tendo quadros e objetos diferentes eles estão sempre alinhados ao teto (e ao ar condicionado lá na esquerda). Outro ponto que vale destacar é o que falei lá no começo do post, apesar de termos vários tipos de objetos diferente na composição eu tentei sempre respeitar um espaço parecido entre eles. Isso faz com que mesmo com tanta coisa diferente junta, ao olhar a gente tenha uma unidade e um ar de organização.

Se depois dessas dicas você ainda não conseguiu definir o jeito que mais se encaixa no seu estilo e também que vai ornar melhor a parede da sua casa, dá só uma olhada nesses modelos que separamos de organização de quadros aqui em baixo. Com eles, você pode tentar imaginar como vai curtir mais e reproduzir na sua casa. De repente, pode até mesclar a ideia que tenha em alguns deles, por que não?

O importante é deixar sua casa cheia de personalidade e com a sua cara!
Ah, e não esquece, se fizer uma composição de quadros ou já tiver uma parede linda na sua casa, fotografa e marca a gente que queremos ver.
Nosso instagram é @casa701studio.